A guerra para dominar o mercado de laptops estava em pleno andamento. Principalmente depois do sucesso do clássico Game Boy e de sua evolução, o Game Boy Color. A Nintendo estava ciente de que ainda havia um mercado a explorar neste setor e não podia deixar que as pessoas o ultrapassassem. Por isso, em 2001, a empresa colocou à venda o que seria seu console portátil de maior sucesso até o momento, o Game Boy Advance .
Este console veio para suceder a última geração. Para fazer isso, além de aumentar ligeiramente a frequência do processador para 16,7 MHz, era um console que era compatível com os cartuchos Game Boy originais de 2 MB e os cartuchos Game Boy Color de 4 MB. Claro, eles eram muito maiores do que os cartuchos do Game Boy Advance (apesar do fato de que eles tinham uma capacidade de até 32 MB), e quando os colocamos no console, mais da metade foi deixada de fora. Apesar de tudo, o GBA tem sido um dos melhores consoles portáteis da Nintendo, tanto em termos de catálogo quanto de desempenho. Além disso, dois anos depois, recebeu uma revisão, o GBA SP, que incluía uma caixa dobrável, tela retroiluminada, bateria de lítio e um novo adaptador de fone de ouvido.
Infelizmente, hoje é difícil encontrar consoles em boas condições (sem nos custar um rim) e jogos. Portanto, se sentimos saudades de algum dos jogos que foram lançados para esta consola, podemos jogá-lo novamente graças aos emuladores e roms, em formato .gba, que podemos encontrar facilmente na Internet. Claro, só os reduziremos legalmente enquanto ainda tivermos o jogo original em nossa posse.
Vamos ver quais são os melhores emuladores GBA para Windows .
VisualBoyAdvance: o melhor emulador de Game Boy Advance
Sem dúvida, VisualBoyAdvance é o emulador do Game Boy Advance por excelência. Graças ao VBA poderemos ter à nossa disposição um grande número de funções e funcionalidades para poder desfrutar ao máximo de todos os jogos lançados para esta consola. Além disso, ele não se limita apenas ao GBA, mas também é capaz de emular o Game Boy normal e o Game Boy Color, um emulador três em um.
Também possui um sistema completo de filtros para melhorar a qualidade dos jogos, a possibilidade de mapear completamente os controles (mesmo se usarmos um controlador de PC), permite tirar screenshots diretamente do emulador e possui vários espaços para salvar para salvar pontos de partida e carregá-los facilmente. Use também cheats do GameShark e jogos em rede com outras pessoas.
Podemos baixá-lo gratuitamente neste link .
mGBA, um emulador de GBA simples, mas poderoso
O VBA é o emulador mais completo que podemos encontrar, mas isso nem sempre é bom. Existem usuários que buscam algo mais rápido e fácil, com menos opções. E é aqui que o mGBA entra em jogo. Este emulador se caracteriza por nos oferecer funcionalidade e extrema simplicidade para ganhar a confiança de todos aqueles usuários que não querem configurar nada e só querem jogar.
Dentro de sua interface simples, este emulador esconde um grande número de patches automáticos para melhorar a compatibilidade e fidelidade de todos os jogos do catálogo da Nintendo. Além disso, o fato de ser um emulador rápido e simples não significa que não tenha opções, já que é compatível com os truques do GameShark, suporta o jogo em rede local e possui BIOS própria e a possibilidade de inserir uma nossa. Claro, ele também suporta salvamentos rápidos e a capacidade de ver o tempo de salvamento por meio de uma captura.
Podemos baixar este emulador aqui .
NO $ GBA, o primeiro emulador de Game Boy Advance a emular o NDS
NO $ GBA é outro dos emuladores mais conhecidos, embora sua popularidade tenha nascido sobretudo por ser o primeiro capaz de carregar jogos para Nintendo DS, sucessor do GBA. Este emulador nasceu originalmente como um depurador para o GameBoy Advance, embora a versão 1.9 tenha sido quando começou a funcionar como um emulador independente.
Entre as suas características podemos destacar, acima de tudo, que foi o primeiro emulador GBA a suportar multiplayer no mesmo PC. Além disso, permite mapear os controles sem problemas e garante o correto funcionamento com praticamente qualquer jogo que possamos encontrar. Sem dúvida, uma excelente alternativa se planejamos jogar jogos GBA e jogos NDS em nosso PC.
Podemos baixar este emulador no seguinte link .
Higan, o emulador de todos os Nintendo
Higan nasceu originalmente como um emulador SNES. Porém, com o passar do tempo, o projeto evoluiu para um emulador multiplataforma, especializado em Nintendo. Além do NES e SNES, este emulador pode carregar jogos Game Boy / Color e GBA sem problemas.
É um emulador muito mais simples, em termos de funções, do que os anteriores. Porém, seus desenvolvedores trabalharam muito para oferecer a você uma compatibilidade perfeita com todos os títulos do mercado, além de grande fidelidade e precisão para todos os jogos. Além disso, eles adaptaram o emulador para torná-lo o mais simples e rápido ao carregar jogos.
Podemos baixar este emulador de seu site .
RetroArch, o emulador definitivo
Claro, não poderíamos esquecer o grande RetroArch. Este programa não é um emulador como tal, mas atua como um frontend para LibRETRO, o melhor pacote de emulador retro capaz de jogar jogos de qualquer console clássico (e não tão clássico). Tudo isso, aliás, 100% OpenSource.
RetroArch é o emulador com mais opções de todos. Isso nos permite configurar uma série de parâmetros tanto no frontend quanto no core (emulador) que vamos usar. As possibilidades que nos oferece são imensas. No entanto, deixar tudo pronto é algo difícil de conseguir, por isso não é um emulador recomendado para todos. Se você vai jogar muitos consoles retrô, é verdade que é muito confortável, já que teremos tudo o que precisamos em um só lugar.
Podemos baixá-lo de sua página principal .
Sem comentários:
Enviar um comentário